CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
Perguntas frequentes
Por que existem preços diferentes para a mesma tipologia de garrafa?
Os preços praticados são da responsabilidade dos revendedores Rubis Gás. Cada revendedor é livre de praticar os seus preços; caso insira duas moradas na aplicação (por exemplo, residência e férias) servidas por revendedores distintos, poderá ter preços distintos.
O que é o serviço de encomenda expresso?
O serviço expresso é um serviço de entregas de urgência dentro de um período de 1 hora, após a confirmação da encomenda do cliente e pode implicar o pagamento de uma taxa adicional.
Este serviço pode não estar disponível em todos os revendedores e só está disponível até uma (1) hora antes do fecho para o almoço ou ao fim do dia.
Poderá fazer o pedido quando o símbolo estiver Verde para a entrega expresso.
Por que não posso ver os preços dos produtos na versão mobile da App antes de fazer a encomenda?
Não pode ver os preços, porque podem variar de acordo com o revendedor que presta serviço na zona da morada onde pretende a entrega. Cada revendedor é livre de praticar os seus preços. Assim, na App, só pode consultar os preços após ter efetuado a escolha do revendedor que abastece a sua morada.
Por que é que quando faço uma encomenda me aparece um valor a pagar de caução?
As garrafas de gás são propriedade dos diversos operadores no mercado que as disponibilizam para utilização dos clientes, mediante o pagamento de uma caução. Esta caução só lhe será cobrada uma vez e ser-lhe-á restituída quando devolver a garrafa ao revendedor de gás, apresentando o comprovatido do pagamento da caução.
Se, ao comprar uma garrafa de gás na versão mobile ou desktop da App, tiver uma garrafa vazia para devolver da mesma tipologia, não lhe será cobrada caução.
Deverá indicar:
No campo “garrafa a devolver” a quantidade de garrafas a devolver.
No campo marca/produto a tipologia de garrafa que está a devolver (o mesmo tipo de garrafa ou outra garrafa de aço ou leve).
Com base no tipo de garrafa que vai devolver e na que vai receber, será feito o cálculo e indicado o valor de caução.
Fiz encomenda de uma garrafa Light de 12 kg e indiquei que tenho uma garrafa vazia para devolver. Mesmo assim, estão a cobrar-me caução. Porquê?
A caução de uma garrafa Light tem um valor mais elevado que a caução de uma garrafa de aço. Se, ao comprar uma garrafa Light, tiver indicado a devolução de uma garrafa de aço, ser-lhe-á cobrada a diferença entre a caução da Light e a caução da garrafa de aço.
Os preços e taxas cobrados são da responsabilidade de cada revendedor. Alguns revendedores podem cobrar uma taxa de transporte (= taxa de entrega ao domicílio).
Tentei fazer uma encomenda, mas aparece uma mensagem "no momento não existem revendedores para a área indicada. Clique em OK para o avisarmos quando chegarmos até si". O que faço?
Neste momento, ainda não temos revendedor na aplicação que entregue gás na sua morada. Poderá fazer a sua encomenda de gás telefonando para o revendedor da sua zona.
Descubra o seu Revendedor em: https://www.rubisgas.pt/pt/locais-de-venda.
Como selecionar outra morada quando estou a fazer uma encomenda?
No campo "Morada de entrega", clicar na seta verde-escura para aceder à lista das moradas que tem registadas. Selecione a que pretende.
Quero cancelar/reagendar uma encomenda e não consigo.
No caso das garrafas de gás, só pode cancelar ou reagendar encomendas que ainda não se encontrem no estado “Em Distribuição”. Se a sua encomenda se encontra no estado “Em Distribuição”, já não é possível cancelar. Se a sua encomenda ainda não se encontra “Em Distribuição”, pode cancelá-la.
Como cancelar uma encomenda na versão mobile da App?
1. Ir ao menu principal e selecionar “As Minhas Encomendas”;
2. Selecionar a encomenda que pretende cancelar;
3. No ecrã “Tracking da encomenda” verificar se a encomenda ainda se encontra no estado "Pendente";
4. Aqui, poderá cancelar ou reagendar a sua encomenda.
Como cancelar uma encomenda na versão desktop da App?
1. Ir ao menu principal e selecionar “As Minhas Encomendas”;
2. Abrir o detalhe da encomenda que pretende cancelar clicando na seta;
3. Verificar se a encomenda ainda se encontra no estado "Pendente";
4. Aqui, poderá cancelar ou reagendar a sua encomenda.
Se não conseguir cancelar a encomenda na App, deverá contactar o revendedor que irá fazer a entrega.
Se cancelar uma encomenda, recebo o meu dinheiro de volta?
Sim. Se já tiver efetuado o pagamento, o mesmo ser-lhe-á devolvido através do mesmo método de pagamento utilizado. Caso não seja possível a devolução automática através do método de pagamento utilizado, o pagamento será devolvido diretamente pelo revendedor Rubis Gás.
A encomenda não chegou no prazo agendado.
Os Revendedores Rubis Gás desenvolvem todos os esforços para entregar as encomendas nas datas e períodos selecionados pelo Cliente Final.
Caso não tenha recebido a sua encomenda, deverá receber uma notificação via app a dizer que foi feita uma tentativa de entrega com insucesso e, posteriormente, será contactado pelo revendedor Rubis Gás para proceder ao seu reagendamento.
A minha encomenda não foi confirmada no prazo de 30 minutos.
Deverá contactar diretamente o revendedor através do número disponível na própria App na versão mobile ou desktop.
Fiz uma encomenda e não tenho resposta.
Recebeu a mensagem de encomenda registada com sucesso?
- Se sim, a encomenda está em estado “Pendente” e, em breve, vai ser confirmada pelo revendedor.
- Se não, voltar a entrar na aplicação, aceder ao menu "Minhas encomendas" e verificar se a sua encomenda se encontra visível e em que estado se encontra:
- “Pendente” significa que o revendedor ainda não confirmou a entrega;
- “Confirmado" significa que o revendedor já confirmou a entrega do seu pedido.
Se a encomenda não aparecer na lista das suas encomendas, deverá efetuar um novo pedido.
Não consigo fazer uma encomenda expresso.
O serviço expresso só está disponível até 1 hora antes do fecho para almoço ou no fim do dia. Poderá fazer o pedido quando o símbolo estiver Verde para a entrega expresso.
Tenho uma garrafa de outra marca para devolver. Como faço?
Quando estiver a fazer o seu pedido na área "Produtos e Devoluções" indique o número de garrafas a devolver, e o tipo de garrafa em “Marca/Produto".
As garrafas de gás de qualquer marca podem ser Leves (com uma embalagem de plástico) ou Metálicas/aço. Basta selecionar uma destas opções.
Posso devolver uma garrafa de gás?
Sim. Pode devolver uma garrafa de gás, desde que não tenha iniciado o seu consumo e o selo não tenha sido violado, no prazo máximo de 14 dias. A devolução deverá ser feita pelo cliente, no estabelecimento do revendedor a quem adquiriu o produto, a expensas suas. Verificadas as condições, o Revendedor devolverá, ao cliente, o valor pago pelo produto.
Como posso efetuar o pagamento das garrafas de gás?
Os métodos de pagamento disponibilizados pelos revendedores na App Rubis Gás na versão mobile e desktop podem ser:
- Pagamentos online: via referência multibanco, MB WAY ou cartão de crédito/débito. Contudo, nem todos estes métodos de pagamento podem ser disponibilizados pelo revendedor da sua área.
- Pagamentos contraentrega: nesta opção de pagamento, no ato da entrega da garrafa, o cliente poderá pagar em numerário ou via multibanco.
Os pagamentos disponíveis no momento da encomenda são da opção e responsabilidade de cada revendedor.
Como posso apagar a minha conta?
Na versão mobile, pode apagar a sua conta no menu principal em “Dados pessoais”. Clique em “Apagar conta” e, de seguida, em “Apagar permanentemente”.
Na versão desktop, selecione a opção "Dados pessoais" no menu principal e, em "Gestão de conta", selecione o botão "Apagar permanentemente".
Se apagar a minha conta posso voltar a reativá-la?
Não. Ao apagar a sua conta deixará de ter acesso permanente aos dados registados pela App Rubis Gás nas duas versões mobile e desktop. Esta opção tem um caráter irreversível e não poderá ser alterada. Para voltar a ter conta na aplicação terá de se voltar a registar.
O que são os cartões ACP?
O cartão de sócio ACP é um cartão atribuído pelo Automóvel Clube de Portugal que lhe permite usufruir de descontos junto dos parceiros ACP. Se tem um cartão de sócio ACP pode obter descontos na compra de gás em garrafas Rubis Gás, nos Revendedores Rubis Gás Aderentes, na loja, ao domicílio ou na App Rubis Gás.
Como posso ter descontos na App com o meu cartão ACP?
Para obter descontos na compra de gás em garrafas Rubis Gás tem de começar por configurar o seu cartão ACP na área Parcerias e Descontos da App Rubis Gás através do menu lateral da aplicação.
Quantos cartões ACP posso adicionar ao meu perfil?
Só é possível adicionar um cartão por utilizador e por compra.
É possível vários utilizadores terem, em simultâneo, o mesmo cartão ACP associado na APP?
Não é possível associar o mesmo cartão ACP a mais do que um utilizador.
É seguro adicionar o meu cartão ACP à App Rubis Gás?
Sim, é seguro. A Rubis Gás estabeleceu um acordo de parceria com o ACP e todas as comunicações referentes à aplicação estão protegidas através de SSL, um certificado digital que autentica a identidade de um site e permite uma conexão criptografada.
O que devo fazer se perder o cartão ACP ou se me furtarem o telemóvel?
Deve contactar o ACP através do seguinte n.º 215 915 915 (24H / 365 dias por ano - custo de chamada para a rede fixa nacional), para saber como deve proceder.
Após adicionar o cartão ACP como posso usufruir do desconto?
Depois de configurar o cartão, deve prosseguir para a compra e o desconto é automaticamente atribuído na página do pedido, após validação em sistema. Se não quiser usufruir do desconto basta desativar esta opção junto do pedido.
A oferta ACP é acumulável com outras campanhas em vigor?
A oferta não é acumulável com outras ofertas que possam estar em vigor. Caso exista mais do que um desconto disponível na App, prevalece o desconto de maior valor. Contudo, pode optar por selecionar o desconto que pretende usufruir.
Que descontos posso obter com o cartão ACP?
O sócio ACP dispõe de 4 descontos mensais. 2 descontos de 1 € nas garrafas de 11, 12 e 13 kg e 2 descontos de 4 € nas garrafas de 45 kg.
Todos os Revendedores Rubis Gás estão incluídos nesta campanha?
Nem todos os Revendedores Rubis Gás aderiram à campanha de descontos para os sócios ACP. Consulte a lista de Revendedores Rubis Gás Aderentes em www.rubisgas.pt
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